A Coplana (Cooperativa Agroindustrial) lançou a pedra fundamental do Museu do Cooperativismo Dr. Roberto Rodrigues, em Guariba – SP, na segunda-feira (12).
O local, uma antiga escola desativada, será sede do acervo documental do ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entre 2003 e 2006. Rodrigues foi um dos fundadores da Coplana e o museu representará toda a sua trajetória de dedicação ao sistema cooperativista, no Brasil e no mundo.
O homenageado esteve no evento ao lado do filho Paulo de Araújo Rodrigues, da nora Natália Cherubin Rodrigues e dos netos Antônio José Rodrigues e Mariana Rodrigues.
A inauguração contou, ainda, com as presenças de Bruno Rangel, presidente da Coplana, do vice-presidente José Rossato, do secretário executivo Sérgio Nagagi, de Mônika Bergamaschi, atual presidente do Conselho Diretor, e vice-presidente da ABAG e secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado entre 2011 e 2014, do atual secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Francisco Matturro, além de dirigentes, ex-dirigentes e conselheiros da Coplana.
LEIA MAIS > A agricultura brasileira é uma só
No descerramento da placa que marcou o lançamento da pedra fundamental, Roberto Rodrigues se mostrou emocionado e disse ser um orgulho dar o nome ao museu. “Será um lugar que dará oportunidade aos jovens de conferirem como as coisas evoluíram até chegarem no estágio atual“, disse.
Além do cargo de ministro, Roberto Rodrigues também foi secretário de Agricultura e Abastecimento (1993/1994), professor acadêmico e coordenador do Centro do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), se destacando por suas contribuições para o desenvolvimento do agronegócio do país, sua produção científica e como conselheiro de empresas e entidades.