JornalCana

Produtores de açúcar colombianos pagarão multa milonária por formação de cartel

Asocaña e 14 empresas do setor terão de pagar US $ 111, 5 milhões de multa por criarem cartel que impediu a importação de açúcar.

As autoridades colombianas multaram hoje (8) a Associação de Produtores de Cana da Colômbia (Asocaña), 14 empresas, e o mesmo número de gestores, em U$ 111,5 milhões por impedirem a importação de açúcar da Bolívia, Guatemala, El Salvador e Costa Rica.

O superintendente de indústria e comércio da Colômbia, Pablo Felipe Robledo, disse a jornalistas que a punição é por terem se agrupado e se organizado por vários anos, em forma de cartel, para obstruir importações de açúcar de outros países para Colômbia. De acordo com Robledo, as multas para as usinas é equivalente a menos de sete por cento de seu lucro operacional anual, ou sete por cento de seus ativos.

Reclamações sobre o funcionamento do cartel foram ajuizadas a partir de 2010 para o SIC (Superintendencia de Industria y Comercio), por empresários que utilizam o açúcar como insumo para suas atividades produtivas. A partir disso teve início uma investigação.

A Associação de Empresários da Colômbia (Andi) afirmou que a multa aplicada pode afetar a viabilidade do setor, devido ao seu alto valor.

A empresa Riopaila Castilla SA, uma das empresas sancionadas disse em um comunicado que “respeita a decisão” da entidade, mas esclarece que nunca se envolveu em ações para impedir importações de açúcar “.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram