JornalCana

Mulheres conquistam papel de liderança no campo e na indústria

Webinar do JornalCana abordará o assunto nesta quarta-feira (10)

A participação das mulheres nos negócios tem crescido cada vez mais e o trabalho feminino vem se destacando em diferentes etapas do processo produtivo. Conforme identificou o Censo Agropecuário de 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase um milhão de mulheres são responsáveis pela gestão de propriedades rurais no país, de um universo de 5,07 milhões.

“Temos observado que as decisões sobre a gestão das propriedades têm sido compartilhadas entre os familiares e o número de mulheres à frente delas e de organizações rurais tem aumentado. Ao analisarmos o cenário atual do agro, identificamos regramentos específicos, os quais exigem constante aprendizado, dedicação e atualização”, disse Márcia Moraes, socióloga da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, que atua na Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS).

Neste contexto, a socióloga ressalta que é imperativo que as propriedades rurais tenham uma gestão profissional como condição para se manter sustentável como atividade econômica. Sendo assim, é possível dizer que, por suas habilidades transversais, as mulheres, quando não gerenciam, agregam habilidades e experiências na gestão dos negócios, buscando conhecimentos e novas formas de atuação, desde a produção até a comercialização”, afirmou.

LEIA MAIS > Cinco mulheres e o segredo da eficiência profissional

Nas unidades produtoras de açúcar e etanol, a presença das mulheres também já é significativa. Para demonstrar em detalhes como a participação e a eficiência das mulheres no setor bioenergético, a próxima Quarta Estratégica JornalCana, que acontece amanhã, 10/03, às 19h, conta com um painel especial. Estarão presentes:

  • Ana Oliveira, gerente de engenharia corporativa de processos da BP Bunge;
  • Chris Morais, Produtora rural da região de Barretos e uma das organizadoras do Tratoraço: dizer não ao ICMS / SP;
  • Daniela Petribu, presidente da Usina Petribu;
  • Inês Janegitz, gerente agrícola da Usina Atenas;
  • Thais Fornicola, diretora agroindustrial da Raízen.
Patrocínio:
  • AxiAgro – Inteligência e Conectividade – Otimizar o uso de máquinas e equipamentos é estratégico para a competitividade das usinas. Neste sentido, não deixe de conhecer a AxiAgro, Solução de tecnologia e inteligência para extrair a máxima performance das operações agrícolas. Confira no site: AxiAgro.com.br
  • GDT by Pró-Usinas – Reduza os custos e o riscos na gestão de terceiros da sua usina!
    A Pró-Usinas traz com exclusividade o software GDT de Gestão de Documentação de Terceiros, totalmente Saas, que automatiza o fluxo de auditoria e validações, cabendo aos terceiros a tarefa de alimentar as informações e documentos no sistema.
  • HRC —  Conheça o Clean Cut, programa de desenvolvimento de alta performance da colheita mecanizada.
  • Project Builder — Todas ferramentas de gestão de projetos e colaboração num só lugar. Conheça já!
  • S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real presente em mais de 50 usinas, que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site usina40.com.br

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram