JornalCana

Mudaram os parâmetros da fermentação?

Mudaram os parâmetros da fermentação?

Neste início de safra tem sido comum a ocorrência de problemas na fermentação das usinas da região Centro-Sul.
Marcado por um período chuvoso, com paradas e questões relacionadas à qualidade da matéria-prima, impurezas, entrada de leveduras floculantes e mudanças forçadas no volume e mix de produção, as usinas vem enfrentando dificuldades para manter a fermentação estável, com bom rendimento e baixo consumo de insumos.

Leia também: Matéria-prima é a grande responsável

A busca por soluções adequadas se apresenta como um grande desafio aos gestores e profissionais da área industrial. Ainda que estas dificuldades, em sua maioria, sejam velhas conhecidas do setor, nesta safra elas vem ocorrendo com maior intensidade e em novas formas, nem sempre respondendo aos tratamentos tradicionais ou exigem a aplicações de insumos que aumentam em muito os custos de produção!

Chamada para colaborar com usinas nesta situação, a equipe do Programa Fermentação de Alto Rendimento do Pró-Usinas conclui que as causas, em sua maioria, se encontram em 3 vertentes:

 Mudanças na matéria-prima, que alteram significativamente as correlações entre os parâmetros usuais da fermentação;
• Mudanças no equilíbrio físico-químico e microbiológico do processo, inclusive com novos tipos de contaminações bacterianas e aumento da resistência nos microrganismos conhecidos;
• Baixa capacidade das equipes de operação em analisar e resolver situações atípicas, por falta de conhecimento e experiência técnica, e os gestores nem sempre dispõem de tempo para se concentrar nesta questão.

Leia também: Início de safra é marcado por problemas na fermentação

Para atender todas estas vertentes, qualquer proposta de solução eficaz passa por uma revisão dos principais parâmetros e procedimentos que impactam a fermentação.

Neste sentido, o Pró-Usinas oferece o serviço de diagnóstico especializado da fermentação o qual, a partir de análise estatística dos dados do processo – como gráficos de correlação, de controle e coeficientes de variação – localiza, identifica e quantifica os Principais Pontos de Atenção e Controle (PPACs) do processo, envolvendo matéria-prima, instalações, leveduras e procedimentos.

Leia também:   Diagnóstico abre caminho para ganhos 

A solução é implementada através de recomendações técnicas à gestão e torna-se mais eficiente e produtiva com o treinamento personalizado da equipe, que capacita e integra os profissionais na análise dos dados e situações específicos da unidade, utilizando Ferramentas Analíticas e Práticas.

O que se observa é que somente uma equipe motivada, capacitada e integrada consegue obter soluções eficazes e ganhos contínuos diante da constante transformação dos ambientes e organismos que compõem o processo de fermentação.

Leia também: Nesta safra, produza mais etanol analisando e atuando na fermentação

Leia também:  Plataforma EAD para gestores e profissionais das usinas

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram