JornalCana

MRS estima crescer 5% no transporte de cargas

Depois de ampliar em dois dígitos o volume de cargas transportadas nos últimos anos, a MRS Logística vai crescer menos em 2006. A previsão é de que a concessionária da antiga malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal transporte 114 milhões de toneladas este ano, 5,2% acima do total movimentado em 2005. O crescimento menor foi motivado por fatores extraordinários e não significa uma redução no ritmo de expansão da MRS a curto e médio prazos. Em 2007, a empresa deve crescer 19%, com o transporte de 136 milhões de toneladas, prevê o presidente da MRS, Júlio Fontana Neto.

Ontem, a empresa divulgou um novo recorde na movimentação mensal de carga. A MRS transportou, em agosto, 10,5 milhões de toneladas. O volume superou a marca anterior, de 10 milhões, que tinha sido atingida em julho. O recorde diário de produção também foi batido. Em 31 de agosto, a MRS transportou 372.678 toneladas, acima do recorde anterior, obtido em 4 de agosto, de 369.241 toneladas.

De janeiro a agosto, a MRS transportou 73,6 milhões de toneladas de carga. Fontana disse que o resultado de agosto foi influenciado por recordes na exportação de minério de ferro e pelo transporte de bauxita no mercado interno. De janeiro a agosto, destacam-se a movimentação de açúcar, com crescimento de mais de 1000% sobre o mesmo período de 2005. Além do transporte de soja (268%), fertilizantes (47%) e areia (60%).

Fontana lembrou, que no início do ano, a MRS projetava movimentar 120 milhões de toneladas em 2006, mas teve que rever as estimativas em função do acidente, em janeiro, no alto-forno 3 da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Também influenciou a alteração da meta da MRS o adiamento do início da exportação de minério de ferro pela CSN, projeto que está vinculado à expansão da mina de Casa de Pedra, pertencente à siderúrgica.

Fontana afirmou que a normalização da produção de aço pela CSN e o início da exportação do minério de Casa Pedra vão acrescentar cerca de 13 milhões de toneladas à operação da MRS em 2007. A concessionária tem contrato com a siderúrgica para transportar 8 milhões de toneladas de minério no ano que vem. Além da CSN, a MRS conta com o crescimento de outras operações para expandir a carga transportada.

A MRS espera ainda contar com novos terminais de carga. Em cerca de 40 dias, será inaugurado um terminal em Sarzedo (MG) construído por operadores e exportadores de ferro-gusa. O terminal, que contará com ramais da MRS, poderá movimentar também contêineres e até minério de ferro, disse Fontana. Ele confirmou que a MRS investirá R$ 657 milhões em 2006. Os recursos serão aplicados na compra de cerca de 600 vagões, 20 locomotivas zero quilômetro importadas dos Estados Unidos e na via permanente.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram