JornalCana

Movimento altista surpreende elo da cadeia

Retornando de viagem à Europa, o diretor executivo do Sindicato das Indústrias sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindálcool), Jorge dos Santos, ficou surpreso ontem ao saber dos novos preços do hidratado na Grande Cuiabá. Quando ele viajou, na semana passada, o etanol custava R$ 1,59. “Realmente estou surpreso, pois não esperava encontrar o litro a R$ 1,89, ainda que em um ou outro posto, isoladamente”.

Ele disse que aparentemente não há motivos para altas, pois de uma maneira geral não há problemas de estoque em Mato Grosso e o volume de existente nas usinas é suficiente para abastecer o mercado. “Também queremos saber de onde está partindo este movimento especulativo de preços no mercado”, afirmou Santos.

Uma das hipóteses para este movimento, na avaliação dele, pode estar nas dificuldades de compra de combustíveis por parte das pequenas distribuidoras – as chamadas “bandeiras brancas” – que trabalham no mercado spot (mercado do dia-a-dia), sem contrato de longo prazo com as usinas.

“Em época de safra, estas companhias compram de uma e de outra indústria, fazem jogo de mercado para barganhar preços. Quando vem a entressafra e não conseguem fechar negociação com as usinas locais, essas empresas procuram fornecedores em outras regiões, como Mato Grosso do Sul e Goiás, ou são obrigadas a entrar na fila de espera em nosso Estado”. (MM)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram