JornalCana

Movido a eletricidade

A Saab, braço sueco do grupo, exibe o 9-5 Aero BioPower, que roda com gasolina e álcool derivado do milho. Mas a coqueluche são os carros que aceitam gasolina e energia elétrica. O Chevrolet Suburban ganhou motor híbrido, assim como o Saturn EVO Green-line. Em 2007, mais dois utilitários terão esse tipo de propulsor: o Chevrolet Tahoe e o GMC Yukon.

De olho na estratégia da GM, a Ford promete uma avalanche de motores flexíveis. “O público americano deseja carros mais econômicos. A era dos beberrões acabou”, diz Fred Burnt, engenheiro de motores da fábrica.

A Toyota, que deseja roubar da GM a liderança de mercado, apresenta o novo Camry. O líder de vendas nos EUA desde 1997 também passa a vir com motor híbrido. Na apresentação do veículo, o fato de rodar com eletricidade foi mais explorado do que as linhas arrojadas e o espaço interno. De acordo com o vice-presidente da filial americana, Jim Press, os híbridos estão com uma valorização recorde no mercado de usados.

A invasão híbrida, contudo, não está restrita aos modelos mais simples. A Lexus, divisão de luxo da Toyota e pioneira nos utilitários “premium” com a tecnologia, trabalha para todos os seus carros aceitarem eletricidade até 2008.

A Honda, que já conta com esses motores no novo Civic, irá colocá-los no Fit e nos esportivos da Acura. “Mais da metade dos Civic que comercializamos contam com esse tipo de motor”, diz Peter Jones, vendedor de uma concessionária da Honda em Detroit.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram