JornalCana

Montadoras querem maior uso do etanol nos EUA

Os esforços que estão sendo feitos pela General Motors e por outras montadoras para vender o maior número de veículos que funcionam com combustível principalmente de etanol poderá ajudar a reduzir o consumo de gasolina nos Estados Unidos anualmente em 10 bilhões de galões (um galão equivale a 4,536 litros), disse assessor de políticas programáticas da GM.

O etanol poderá responder por 10% do combustível para automóveis em cinco anos, em comparação com cerca de 3% atuais, disse Beth Lowery, vice-presidente das áreas de energia e meio ambiente da GM.

O governo dos Estados Unidos deve oferecer incentivos para que postos de gasolina instalem mais bombas que abastecem a mistura de etanol com 15% de gasolina, e deve estimular o uso do combustível, afirmou ela.

Alguns analistas dizem que o etanol não será um combustível de uso prático sem incentivos do governo. “Sem subsídios para reduzir o custo e ordens para exigir o seu uso, a viabilidade econômica do etanol fica pouco clara mesmo com os atuais preços elevados da gasolina”, escreveu em um relatório a analista da JP Morgan, Jennifer Rowland.

O principal executivo da GM, Richard Wagoner, e os chefes da Ford Motor e da divisão Chrysler, da DaimlerChrysler, se encontraram na quinta-feira com advogados em Washington para tentar traçar políticas que estimulem o uso do etanol. As montadoras dizem que precisam de incentivos para ajudar a vender 900 mil veículos do chamado combustível flexível que pretendem construir no próximo ano.

“Aqui não há solução definitiva. Não há só uma solução” que vá elevar o uso do etanol e reduzir a dependência dos Estados Unidos do petróleo estrangeiro, afirmou Lowery. “Mas nos Estados Unidos, o etanol é um elemento dessa solução”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram