JornalCana

Monsanto firma parceria para mapear genoma da soja

A Monsanto anunciou uma parceria com a indústria farmacêutica Genaissance Pharmaceuticals Inc e o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) para o estudo do mapa genético da soja, com especial foco em marcadores genéticos, visando o aprimoramento do conhecimento do genoma da oleaginosa para desenvolvimento de variedades resistentes a pragas, maior produtividade, tolerância à seca ou com maior teor de nutrientes. Após a conclusão das pesquisas, o resultado será disponibilizado gratuitamente no banco de dados do USDA e do Centro Nacional de Biotecnologia, além da publicação em veículos científicos.

A doação é mais uma iniciativa do Compromisso da Monsanto, documento que passou a ditar as regras mundiais da empresa a partir de 2001. O compromisso prevê, entre outras atitudes, o compartilhamento de tecnologia, visando fomentar a pesquisa pública.

Em agosto de 2004 a Monsanto, em parceira com a Ceres Inc. e Pioneer, doaram à Associação Nacional dos Produtores do Milho (NCGA) os dados provenientes de estudos sobre o genoma do milho. Em 2002, a empresa também anunciou o compartilhamento de seis promotores de genes de algodão para a Cotton Incorporated, grupo formando por cotonicultores e importadores norte-americanos para a pesquisa de técnicas de aumento da rentabilidade do algodão. Em 2001 e 2002, a empresa doou para a Better Bean Initiative, projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Unido da Soja dos EUA (United Soybean Board), três importantes seqüências distintas de marcadores genéticos para acelerar o desenvolvimento de óleos de soja com maior rendimento e mais proteínas.

A Monsanto também doou, em outubro de 2003, parte de suas pesquisas em biotecnologia ao HarvestPlus, visando auxiliar o desenvolvimento de uma nova variedade de milho. O HarvestPlus é um programa mundial que busca o desenvolvimento de novas variedades de sementes enriquecidas com nutrientes para combate à desnutrição em países em desenvolvimento.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram