JornalCana

Monitorando o torque, usinas previnem gastos

img8948

Com a expansão da colheita mecanizada também aumentaram as impurezas geradas nesse processo. Os reflexos foram sentidos nos decantadores e clarificadores de caldo em usinas de açúcar a álcool, que ficaram mais vulneráveis. Pensando em oferecer soluções aos seus clientes, a Torkflex desenvolveu o Sistema i-Tork® de Monitoramento.

Utilizando o i-Tork®, é possível detectar o acúmulo de lodo ou impurezas e evitar a quebra do acionamento, ou até mesmo do próprio equipamento. “Primeiro desenvolvemos o ‘Mancal Axial 601’, que é indicado para aplicações de extrema carga axial. Seu benefício é o alivio das cargas sobre o acionamento, principalmente o empuxo axial causado pelo acúmulo de lodo sob os braços e raspas dos decantadores. Complementando essa atuação, os Pinos Calibrados limitam o torque máximo aplicável e aumentam a segurança do conjunto que promove o alívio da sobrecarga sobre o acionamento, prolongando sua vida útil”, explica Antonio Pedro Basilio (Toni), Gerente Comercial da Torkflex®.

Para chegar nessa solução que parece simples, foi necessário muito estudo, trabalho e investimento. “Somos uma empresa com vocação tecnológica e queremos ajudar nossos clientes. Assim criamos soluções”, complementa Toni. Em resumo, o Sistema i-Tork® fornece informações em tempo real sobre os esforços mecânicos decorrentes das variações nos processos industriais. Quando são detectados níveis de alarme e de sobrecarga, o processo é interrompido, automatizando a operação. “Uma grande vantagem do sistema é que ele possibilita o controle automático da retirada do lodo em função do torque, operação normalmente realizada por operador humano”, comenta Luiz Henrique Polegato, Analista de Sistemas da Torkflex®.

O sistema é composto por um conjunto de acionamento com redutores modelo Cyclo®, da Sumitomo, pelo monitoramento por célula de torque e ainda pelo Mancal Axial 602 (2a geração, lançado em agosto de 2013) com pinos calibrados.

Outra característica importante do i-Tork® é que, além de contemplar o fornecimento de um painel elétrico de controle para ser fixado no corpo do equipamento, também permite integração ao C.O.I. (Centro de Operações Integradas). O sistema promove total segurança para o acionamento do clarificador ou decantador, evitando paradas indesejadas da indústria, garantindo mais eficiência e controle. “Há oito anos começamos a pensar nessa solução e já temos cinco anos do primeiro sistema instalado. Temos mais de cinquenta casos de sucesso”, destaca Polegato. “O sistema i-Tork® funciona muito bem. Está envolvido no acionamento do decantador e monitora seu torque. Quando ele indica alteração do torque, sabemos que a carga está acima do normal e então evitamos danificações que acarretariam em parar o funcionamento do decantador”, diz Luiz Norberto, chefe do Departamento de Instrumentação da Usina Santa Fé, Nova Europa – SP.

A solução foi bem recebida pela indústria que percebe a importância de prevenir quebras e evitar prejuízos desnecessários. “A usina buscou o sistema como uma ferramenta preventiva e para melhorar o monitoramento do acionamento do decantador. Através dele podemos verificar e historicizar, a todo tempo, as cargas e esforços sofridos pelo acionamento, buscando maior eficiência e controle. É uma ferramenta muito importante para controle do decantador, o que minimiza os riscos de quebra do acionamento”, finaliza Alessandro Andrea C. Gonçalves, gerente industrial da Usina Buriti.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram