JornalCana

Moderfrota pode ser ampliado para pequenos agricultores

O Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Colheitadeiras – Moderfrota – poderá ser ampliado para os pequenos agricultores, segundo a Agência Brasil. A informação foi dada pelo vice-presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea, Pérsio Pastre, após audiência ontem com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e representantes da associação. Pastre disse que o ministro solicitou como “dever de casa” um estudo sobre o acesso dos pequenos agricultores ao programa.

O vice-presidente da Anfavea mostrou ao ministro o resultado dos negócios realizados nos mercados internos e externos, boa parte impulsionada pelo Moderfrota. Pastre informou que a produção de tratores e colheitadeiras cresceu de 24.696 unidades, em 1999, para 41.564, em 2002, e que, no mesmo período, as exportações passaram de 4.207 unidades/ano para 10.421 unidades/ano.

O empresário destacou que o Moderfrota deu novo vigor a agricultura, que passou a investir em inovação tecnológica. Com isso, na sua opinião, com a redução de 55% para apenas 9,6% nas vendas para o Mercosul – devido à crise argentina -, o Brasil pode redirecionar para outros mercados seus produtos. Ele observa que as exportações para os Estados Unidos mais que duplicaram. “Era residual e hoje atinge 34%”, comemora. Ele citou também como grandes compradores Venezuela, México, Chile e África do Sul.

Criado em 2000, o Moderfrota liberou até dezembro do ano passado R$ 5,5 bilhões. De acordo com o ministério, de janeiro a março de 2002, as vendas de tratores cresceram 19,7% e as de colheitadeiras 31,2%, em comparação a igual período do ano anterior. O programa tem juros de 8,75%, ao ano, prazo de pagamento de seis anos para tratores e implementos e oito anos para colheitadeiras. Para os agricultores com rendimento anual igual ou superior a R$ 250 mil, os juros são de 10,75%, ao ano. O prazo de carência é de doze meses.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram