JornalCana

Moagem no Centro-Sul atinge 603,86 milhões de toneladas no final de fevereiro

A quantidade de cana-de-açúcar processada pelas empresas da região Centro-Sul alcançou 1,06 milhão de toneladas na segunda metade de fevereiro. No acumulado desde o início da safra 2015/2016 até 01 de março de 2016, a moagem atingiu 603,86 milhões de toneladas, com aumento de 5,8% no comparativo com as 570,78 milhões de toneladas de cana-de-açúcar contabilizadas até a mesma data de 2015.

Na segunda quinzena de fevereiro, 23 unidades produtoras estavam em operação no Centro-Sul. No início de março, novas empresas devem começar o processamento de cana-de-açúcar e a expectativa é de que aproximadamente 70 unidades estejam operando até o final da primeira quinzena do mês.

Produção de açúcar e etanol

A proporção de cana-de-açúcar direcionada para a fabricação de açúcar nos últimos 15 dias de fevereiro atingiu apenas 12,89%. Com isso, a produção de açúcar na segunda quinzena do mês alcançou 14,07 mil toneladas. A produção quinzenal de etanol, por sua vez, totalizou 69,67 milhões de litros, com 886 mil litros de etanol anidro e 68,78 milhões de litros de etanol hidratado.

O diretor Técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues esclarece que “as empresas em operação continuam dando prioridade à produção de etanol hidratado, devido ao compromisso com o abastecimento e a maior liquidez do produto. ”

Vendas de etanol

As vendas de etanol pelas unidades produtoras da região Centro-Sul em fevereiro somaram 1,93 bilhão de litros, com apenas 38,52 milhões de litros direcionados à exportação e 1,89 bilhão de litros ao mercado interno.

Rodrigues esclarece que “ao contrário de informações divulgadas por algumas entidades, o volume de etanol que saiu das unidades produtoras do Centro-Sul com destino ao mercado externo seguiu comportamento usualmente verificado nesse período e ficou 66,87% abaixo da quantidade registrada em janeiro de 2016. ” As empresas exportaram apenas o volume necessário para o cumprimento de compromissos estabelecidos anteriormente, acrescenta.

No mercado doméstico, o volume de etanol hidratado comercializado pelos produtores do Centro-Sul atingiu 1,06 bilhão de litros, com queda de 11,27% em relação ao volume observado no mesmo período de 2015 (1,19 bilhão de litros).

As vendas de etanol anidro ao mercado interno, por sua vez, totalizaram 831,64 milhões de litros em fevereiro, contra 680,66 milhões de litros verificados em igual período de 2015.

Para o diretor da Unica, “a leve retração nas vendas de hidratado no mercado interno já era esperada em função do menor número de dias úteis em fevereiro e da elevação da paridade de preços em algumas regiões. ” O volume de etanol em estoque nas unidades produtoras e a perspectiva de produção antecipada asseguram o suprimento regular do biocombustível para o atendimento da demanda de março, conclui o executivo.

Fonte: (Unica)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram