JornalCana

Moagem deve aumentar em 11,7% no MS

O Mato Grosso do Sul deve moer na safra 2012/2013, 11,7% a mais de cana-de-açúcar do que na anterior, segundo o presidente da Biosul – Associação de Produtores de Bioenergia de MS, Roberto Hollanda Filho.

Mas o Estado espera resultados melhores, já que o clima novamente frustra a produção, através da estiagem. “Já viemos de três frustrações de safra por conta do clima. Choveu quando precisávamos de clima seco e a estiagem veio em hora errada. A seca neste começo de ano já influenciou a safra 2012/2013”, explicou Hollanda Filho.

img1765

O dirigente diz que a expectativa é colher 37,8 milhões de toneladas de cana em Mato Grosso do Sul, contra as 33,8 mi toneladas da safra passada e 33,5 mi toneladas da safra 2010.

A estimativa é atribuída principalmente ao aumento da área cultivada que deve crescer em 5,4%, atingindo 648 mil hectares no Estado. “A área de colheita vai aumentar em 12%, enquanto de renovação vai ser 25% menor que na safra passada”, diz.

Já o mix de produção deve se manter o mesmo em relação a safra anterior, quando 63% do produzido se destinou para o etanol e o restante ficou para o açúcar. O mix de produção revela quanto da cana foi destinado à produção de etanol ou açúcar.

O setor sucroenergético do Mato Grosso do Sul deverá gerar mais 3 mil novos empregos diretos. A alta representa 10,34% no montante de empregos disponibilizados, totalizando 32 mil empregos no setor na atual safra ante os 29 mil que existiam na produção 2011/2012, segundo dados da Biosul.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram