JornalCana

Moagem de cana-de-açúcar atinge 69,12% no Paraná

Os paranaenses moeram até 16 de setembro deste ano 69,12% da cana-de-açúcar colhida na safra 2002/03. As informações são da Associação dos Produtores de Açúcar e Álcool do Estados do Paraná (Alcopar). O superintendente da entidade, Adriano da Silva Dias, detalhou os números explicando que este percentual representa 17.263.449 toneladas das 24,974 milhões de toneladas indicadas para o ciclo.

Do total colhido, as unidades do Paraná produziram 1,077 milhão de toneladas de açúcar, ou 70,8% do estimado. Em álcool, são 418,203 milhões de litros somados (72,42% do previsto) em hidratado e 283,258 milhões de litros em anidro, ou 66,34% do que os números finais apontam. No ano passado, o Paraná colheu cerca de 23 milhões de toneladas. Desde do início do ano, o estado tem tido um volume reduzido de chuvas, que permite, momentaneamente, um bom rendimento na safra atual. Dias expõe números de rentabilidade favoráveis à agência SAFRAS. São 136,9 Kg produzidos de açúcar por tonelada de cana, o mesmo número do ano passado. Mas o profissional salienta que os números ainda vão crescer em 2% nesta temporada diante das secas que elevaram o teor de açúcar na matéria-prima.

Dias considera ainda que os problemas desta falta de chuvas serão sentidos no próximo ano, uma vez que grande parte da cana 2003/04 teve seu crescimento prejudicado.

Pelas informações do superintendente, duas usinas já cumpriram suas atividades: a Cofercatu, localizada no município de Florestópolis, região de Porecatu, norte do estado, e a Cocari, próxima a cidade de Maringa. A Cocamar está para encerrar os trabalhos nos próximos dias. (Safras Net)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram