JornalCana

Moagem de cana avança na primeira quinzena de julho

Qualidade da matéria-prima apresentou redução de 0,31%

A moagem de cana na primeira quinzena de julho na região Centro-Sul atingiu 46,35 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 0,48% em relação à quantidade registrada no mesmo período do ano passado, quando 46,12 milhões de toneladas foram processadas.

No acumulado da safra, a moagem totalizou 233,96 milhões de toneladas ante 258,54 milhões de toneladas registradas em 2021 – queda de 9,51%. Até o dia 16 de julho, 255 unidades operaram frente a 259 unidades na comparação com o último ciclo.

Informações divulgadas pelo Centro de Tecnologia Canavieira indicam que foram colhidas 77,5 toneladas por hectare em junho de 2022, o que representa uma redução de 0,5% no rendimento agrícola da lavoura na comparação com o mesmo período na safra 2021/22 (77,9 toneladas por hectare).

LEIA MAIS > Gastão de Souza Mesquita é o Empresário do Ano no MasterCana Centro-Sul 2022

O diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, destaca que “após seis quinzenas de moagem inferior à observada na safra passada, na 1ª quinzena de julho observa-se uma equiparação da quantidade de cana processada.

No entanto, o indicador acumulado da produtividade agrícola ainda indica uma retração de cerca de 1%. Assumindo que essa diferença diminua nas próximas quinzenas, para que haja plena recuperação da moagem e, ainda, um incremento em relação ao ciclo agrícola anterior, será necessário um alongamento do período de safra por parte das unidades produtoras”.

A qualidade da matéria-prima colhida na primeira metade de julho, mensurada em kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar processada, apresentou redução de 0,31% na comparação com o mesmo período do último ciclo agrícola, registrando 143,19 kg de ATR por tonelada colhida. No acumulado da safra, o indicador segue com uma queda de 3,33% marcando 130,45 kg de ATR por tonelada.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram