JornalCana

Moagem da safra de cana de 2022/23 em Pernambuco pode chegar a 14 milhões

Com início previsto para o próximo dia 16, até setembro todas as unidades do Estado devem estar moendo

A safra de cana-de-açúcar 2022/23 no Estado de Pernambuco deve processar entre 13,8 e 14,2 milhões de toneladas. Segundo estimativa feita pelo presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, deve crescer entre 6% e 9% em relação à safra anterior, quando foram colhidas 12,667 milhões.

Mesmo de forma concentrada, as chuvas que caíram sobre o Estado entre o final de maio e julho, contribuíram para essa perspectiva de crescimento.

A próxima safra já começa no dia 16 em algumas usinas pernambucanas. Até setembro, todas as unidades do Estado devem estar moendo. Geralmente, a colheita acaba entre fevereiro e março.

LEIA MAIS > Setor caminha para a concentração?

Na safra 2021/22, foram produzidas 802 mil toneladas de açúcar, e 376 milhões de litros de etanol. Na atual, a expectativa do Sindaçúcar-PE é de que sejam fabricadas 980 mil toneladas de açúcar e 430 milhões de litros de álcool.

Na safra passada, 42% do açúcar produzido no Estado foi exportado. As exportações de açúcar da atual moagem devem ficar em torno de 49%, de acordo com estimativas do Sindaçúcar. A alta do dólar favorece as exportações.

Mesmo com a expectativa de aumento na produção, o setor teve que lidar com vários reajustes nos preços de despesas realizadas na preparação para a atual moagem, como os adubos, os componentes e peças que fazem parte da “chaparia” dos parques fabris das usinas. O preço do adubo foi impactado pela guerra entre a Rússia e Ucrânia.

LEIA MAIS > Venda de etanol impulsiona lucro da São Martinho no 1º trimestre da safra 2022/23
Renato Cunha

A liberação da venda de etanol diretamente para os postos de combustível, ainda não impactou a comercialização. Quando foi aprovada pelo Congresso, em junho, a perspectiva era de um aumento da comercialização do etanol aos postos.

No entanto, a prudência dos produtores está grande porque ocorreram muitas mudanças na tributação que incide sobre os combustíveis por causa da Emenda Constitucional 123 e a PEC 15.

Esta última garante ao etanol, como combustível limpo, uma tributação menor do que a gasolina, mas isso ainda não está ocorrendo, de acordo com os produtores.

LEIA MAIS > Pesquisa aponta genes da cana potencialmente responsáveis por resistência a estresses

A expectativa, segundo os produtores, é de que a venda direta ocorra normalmente depois que a parte fiscal ficar equiparada a da gasolina.

Também este ano, o álcool das usinas do Nordeste não deve ter a concorrência com o álcool importado como ocorreu nos anos anteriores. Entre outras coisas, a alta do dólar tornou este produto mais caro para as empresas que faziam essa compra.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram