JornalCana

Moagem acumulada no Centro-Sul alcança 246,66 mi toneladas

As usinas e destilarias do Centro-Sul do Brasil moeram, desde o início da safra 2009/10 até o final de julho, 246,66 milhões de toneladas, volume 14,96% maior do que o registrado no mesmo período do ciclo anterior. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (12) pela Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar). A moagem parcial corresponde a 45% do total previsto para a atual safra, que é de 550 milhões de toneladas.

No entanto, a incidência de chuvas no decorrer de julho, principalmente na segunda quinzena do mês, atrapalhou a atividade de colheita e consequentemente a de moagem. O volume de cana esmagada nos 15 últimos meses de julho atingiu 35,9 milhões de toneladas, 5,98% inferior ao total processado no mesmo período de 2008.

O aproveitamento industrial registrado no sétimo mês deste ano foi de 81,03%, o equivalente a seis dias de trabalho perdidos, condição considerada abaixo da média pela Unica. Em julho de 2008, esse índice alcançou 91,93%, ou 2,5 dias perdidos.

Mato Grosso do Sul e Paraná foram os estados mais afetados pelas chuvas em julho. Em São Paulo, maior produtor do Brasil, as chuvas foram mais intensas nas regiões de Assis, Jaú e Piracicaba. Nas demais regiões paulistas, o índice de aproveitamento ficou dentro da média histórica. Já em Goiás e Minas Gerais, as condições climáticas foram favoráveis à colheita.

A precipitação pluviométrica no Centro-Sul também reduziu o acúmulo do teor de açúcar na cana colhida. Na segunda quinzena de julho, a quantidade média de ATR (açúcar total recuperado) foi de 137,61 kg, volume 9,93 kg inferior ao registrado na mesma quinzena da safra anterior, quando o ATR médio alcançou 147,54 kg.

As chuvas de julho, apesar de terem favorecido o desenvolvimento vegetativo da planta, também mostram reflexos negativos no desempenho de agosto, mês que tem se mostrado favorável à colheita. Isso porque a quantidade de produto por tonelada de cana esmagada continuará baixa por conta das condições climáticas dos meses anteriores.

Do início da safra 2009/10 até o final de julho, a redução acumulada ATR foi de aproximadamente 841 mil toneladas. Segundo a Unica, até 1º de agosto, a quantidade de produtos obtidos por tonelada de cana esmagada nesta safra está 3,41 kg inferior ao acumulado na safra 2008/09.

Por conta disso, a produção de açúcar e etanol está comprometida, com uma redução estimada em 280 milhões de litros de etanol e 340 mil toneladas de açúcar. Na primeira estimativa feita pela Unica, a produção total de etanol nesta safra seria de 26,28 bilhões de litros. Já a de açúcar chegaria a 31,2 milhões de sacas. As previsões podem mudar ainda mais, já que ainda há incerteza quanto às condições climáticas até o final da safra.

Da cana processada até o final de julho, 42,69% foram direcionadas à produção de açúcar, um volume acumulado de 12,79 milhões de toneladas, 19,25% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Já na segunda quinzena de julho, o volume de açúcar produzido foi de 2,13 milhões de toneladas, queda de 6,46% em relação ao mesmo intervalo de 2008.

A produção de etanol nesta safra, até o final de julho, foi de 10,56 bilhões de litros, crescimento de 7,55% em relação ao acumulado no mesmo período do ciclo anterior. A produção do biocombustível, na segunda quinzena de julho, alcançou 1,58 bilhão de litros, 16,44% a menos do que nos 15 últimos dias de julho do ano passado.

De acordo com a Unica, na atual safra, 10 novas unidades produtivas já iniciaram a primeira moagem no Centro-Sul. Outras 13 plantas têm partida prevista para este ciclo. As unidades mistas, que produzem açúcar e etanol, responderam por 82% da cana processada no Centro-Sul até o final de julho. No mesmo período, as destilarias autônomas foram responsáveis por 26% do etanol produzido.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram