JornalCana

Mitsubishi adquire participação em usina

São Paulo – O grupo São Martinho, de Pradópolis (SP), assinou ontem contrato com a companhia japonesa Mitsubishi Corporation, para exportar álcool hidratado especial para as indústrias de bebidas. O contrato prevê que a exportação será feita pela usina Boa Vista, de Goiás, controlada pelo grupo, e valerá para os próximos 30 anos.

Para viabilizar esse contrato de longo prazo, a Mitsubishi adquiriu participação de 10% da usina Boa Vista, que ainda está em construção na cidade de Quirinópolis, em Goiás, e que deverá entrar em operação na safra 2008/09. O capital social dessa usina está estimado R$ 71,7 milhões. A operação tem como objetivo estreitar as relações da São Martinho com a companhia japonesa, uma vez que o contrato comercial entre as duas companhias é longo. Ontem, as ações ON da São Martinho subiram 1,94% na Bovespa.

A usina Boa Vista entra em operação no próximo ano, com capacidade para moer inicialmente 1,7 milhão de toneladas. Na primeira colheita, contudo, a expectativa é de que a usina processe 1 milhão de toneladas e produza 95 milhões de litros de álcool hidratado. Desse total, cerca de 30% será embarcado para a Mitsubishi, no Japão, afirmou Denise Araújo Francisco, gerente de relações com o mercado da São Martinho.

Pelo acordo assinado, a São Martinho venderá, por meio da usina Boa Vista, 30% de toda a sua produção de álcool industrial à Mitsubishi. Os preços praticados serão baseados nas condições de mercado vigentes na época do fornecimento. As cotações do álcool industrial estão entre 15% e 20% mais elevados que o álcool combustível.

Toda a cana cultivada pela usina Boa Vista conta com um sistema de rastreabilidade e é cultivada sem agrotóxicos, de acordo com Denise Araújo A Boa Vista recebeu investimentos de R$ 343 milhões em sua primeira fase, para alcançar processamento de 1,7 milhão de toneladas de cana. Sua capacidade industrial total, estimada em 3 milhões de toneladas de cana, deverá ser atingida na safra 2011/12, quando a usina produzirá 286 milhões de litros de álcool.

Com moagem de 9,5 milhões de toneladas em 2006/07, a São Martinho controla duas usinas: a São Martinho , de Pradópolis, e a Iracema, em Iracemápolis (SP). Nesta safra, a usina São Martinho ocupou a vice-liderança no ranking das maiores produtoras do centro-sul do país, atrás da usina Da Barra, do Grupo Cosan. (MS)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram