JornalCana

Mistura obrigatória de etanol na gasolina passa a ser de 10% na Colômbia

Um dos motivadores da medida é a melhoria da qualidade do ar nas cidades

O governo da Colômbia estabeleceu a obrigatoriedade de mistura de 10% de etanol na gasolina comum (E10) e extra (EX10) comercializada em todo o país, a partir de setembro de 2021, com exceção de algumas localidades que terão até 2022 para fazê-lo.

A medida foi determinada na Resolução Nº 40111, de 09 de abril de 2021, dos Ministérios do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Agricultura e Desenvolvimento Rural, de Minas e Energia locais.

A publicação do governo colombiano menciona como motivadores da medida a melhoria da qualidade do ar nas cidades, a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a segurança energética do país. O comércio de E10 estava liberado na Colômbia desde 2018, mas a resolução atual torna a mistura obrigatória.

LEIA MAIS > Atvos encerra safra com emissão de 2,4 milhões de CBios

“O etanol está cada vez mais se consolidando como um importante agente de descarbonização. Hoje, mais de 60 países têm programas de mistura de biocombustível para deixar a gasolina mais verde e reduzir o impacto ambiental do setor de transportes. Parabenizamos o governo colombiano pela importante medida de combate ao aquecimento global”, comenta Evandro Gussi, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

Mistura do Brasil

No Brasil, temos 27% de etanol na gasolina (E27), que reduz em 15% a pegada de carbono por quilómetro rodado dos veículos com motor a combustão interna e em 50% se o combustível E27 por usado em veículos híbridos

A mistura de etanol anidro na gasolina tem muitas vantagens econômicas, sociais e ambientais, incluindo a geração de emprego e renda nas áreas rurais; a redução da dependência de fontes de energia não-renováveis e importadas; o combate ao aquecimento global, pois o biocombustível reduz em até 90% a emissão de CO2eq em comparação com a gasolina, e a redução da emissão de poluentes nocivos à saúde, como material particulado fino MP 2,5 (-96%), CO (-81%), hidrocarbonetos policíclicos aromáticos – PAHs (-67% a -96%), e potencial genotóxico (-72% a -83%).

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram