JornalCana

Mistura de álcool na gasolina pode cair para 20%

O governo decide, na próxima semana, se vai reduzir, para até 20%, a mistura de álcool anidro à gasolina, hoje em 25%.

O objetivo é evitar aumentos abusivos de preços do etanol não apenas agora, auge da produção de cana-de-açúcar, mas em fevereiro de 2010, na entressafra.

O assunto já está em análise na Casa Civil.

Também será enviado ao Congresso, até o fim deste ano, um projeto de lei criando regras para o álcool combustível. O projeto prevê, por exemplo, que ações devem ser tomadas em caso de risco de abastecimento e qual a porcentagem da produção o fabricante deve reservar para garantir o atendimento à demanda interna. Hoje, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) apenas fiscaliza o álcool nos postos.

O diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, explicou que houve uma queda da produção de etanol devido às fortes chuvas em São Paulo, resp! onsável por 90% do fornecimento ao Centro-Sul.

Ele disse que a expectativa de produção para o mercado interno este ano caiu de 26,2 bilhões para 24 bilhões de litros. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse esperar que a situação se normalize em 60 a 90 dias.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram