JornalCana

Missão brasileira na Europa pode quebrar paradigmas sobre agricultura

A viagem da comitiva brasileira à Europa é considerada importante para governo e empresários intensificarem a relação comercial entre Brasil e União Européia, principal mercado dos produtos nacionais, inclusive agrícolas. A Europa foi o destino de 46% das exportações brasileiras em 2009.

O Ministro da Agricultura, Wagner Rossi, líder da missão brasileira em Bruxelas, disse nesta terça-feira (13) após reunião com o deputado Vital Moreira, presidente da Comissão de Comércio Internacional do Parlamento Europeu, que encontros como esse são importantes porque é no Parlamento Europeu que boa parte das pressões políticas são exercidas, inclusive pelos agricultores do continente, preocupados em preservar mercados. “A competitividade dos produtos brasileiros é alvo de temores dos produtores agrícolas europeus”.

O deputado Vital Moreira declarou durante o encontro com Rossi, que o Brasil representa um dos pontos centrais da política de comércio exterior européia, mas admitiu que há dificuldades, embora as considere menores. Ele falou da falta de informação sobre o grau de desenvolvimento da produção agrícola brasileira. “O Brasil é, entre as nações emergentes, importante demais para a União Européia”, afirma o deputado. “E a Europa, por sua vez, é um mercado de mais de 500 milhões de consumidores, que são muito exigentes”.

Segundo Moreira, é preciso ultrapassar e superar os preconceitos existentes para abrir ainda mais os mercados. “Vejo com bons olhos os êxitos das negociações, que são naturalmente difíceis, mas não insuperáveis”, comenta.

As reuniões do ministro da Agricultura em Bruxelas ocorrem às vésperas da retomada dos encontros de cúpula entre autoridades dos países do Mercosul e da Europa, previstas para serem iniciadas nesta quarta-feira (14), em Brasília, pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Durão Barroso.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram