JornalCana

Ministros dos BRICS concordam que devem combater protecionismo comercial

A Reunião entre os Ministros do Comércio e das Finanças dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) organizada em Sanya, China, antes da 3ª reunião de Líderes dos BRICS, esta semana contou com consenso entre os envolvidos. Esses países se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias em desenvolvimento. Durante o encontro, os representantes concordaram em fortalecer ainda mais a cooperação por meio da expansão mútua do comércio e do investimento, ao mesmo tempo em que se comprometem a combater todas as formas de protecionismo comercial. Para alcançarem este objetivo, os Ministros concordaram, ainda, em estabelecer um grupo de contato incumbido de propor uma estrutura de trabalho institucional além de medidas concretas para a expansão da cooperação econômica entre os BRICS e com outros países em desenvolvimento, dentro de uma perspectiva sul-sul.

Os Ministros compartilharam pontos de vistas quanto às economias locais e mundiais e o papel exercido pelos BRICS na nova ordem econômica global. Eles concordaram que mesmo a economia mundial vivendo um ímpeto de recuperação que vem ocorrendo desde a crise econômica mundial de 2008, suas bases ainda estão longe de serem consideradas sólidas e estáveis. Também concordaram que seus países devem continuar contribuindo com o crescimento econômico global.

Mesmos com proeminentes desempenhos econômicos, os BRICS ainda são confrontados por desafios econômicos locais, resultantes da crise econômica mundial e suas políticas subconsequentes nas economias avançadas.

Os Ministros reiteraram o suporte à entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2011. Segundo eles, a entrada da Rússia na OMC tende a melhorar a representatividade da OMC e expandir a influência do sistema de comércio multilateral.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram