JornalCana

Ministro Roberto Rodrigues lança programa de biodiesel

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, lançou na sexta-feira, dia 14, em Piracicaba (SP), o “Plano Nacional de Agroenergia”. Rodrigues participou do lançamento e coordenou também parte dos seminários sobre combustível alternativo na sede da Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”).

“Nós temos muitas pesquisas para desenvolver. Vários pesquisadores e empresários do setor apostam no biodiesel como produto alternativo ao óleo diesel, ambientalmente mais correto. As ações precisam ser clareadas. Qual é o limite de custo de produção? Quando o proálcool foi criado, o preço do combustível não era compatível com o custo de produção. A tributação da mamona, dendê e óleo de palma será diferente no Amazonas e Nordeste do país. A Petrobrás será grande comprador do biodiesel”, disse Rodrigues ao ser questionado sobre a viabilidade do biodiesel.

Durante o seminário, Rodrigues também anunciou que o Frigorífico Bertin, um dos maiores do país, vai construir uma fábrica para a produção de biodiesel em Lins (SP), sede da empresa. O investimento total é de R$ 40 milhões.

O projeto da planta do Bertin é da Dedini. Segundo José Luiz Olivério, vice-presidente de negócios da Dedini, a planta terá capacidade para produzir 100 mil toneladas de biodisel por ano. O biodiesel será produzido a partir da gordura animal.

Segundo Olivério, a planta biodiesel não utilizará etanol, mas o metanol, que evita a saponificação da gordura animal.

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) será uma das principais responsáveis pelas pesquisas na área de biodiesel. A empresa faz parte da ação estratégica do governo federal para aumentar a produção de biocombustíveis, uma vez que, a partir de 2008, será obrigatório o uso de 2% de biodiesel no diesel nacional. Esse percentual representa quase 1 bilhão de litros de biodiesel por ano.

O ministro também propôs para a cadeia sucroalcooleira desenvolvimento de alternativas que permitam o aproveitamento integral da energia da cana-de-açúcar

O setor sucroalcooleiro vive um momento de otimismo, decorrente de uma conjunção de fatores favoráveis

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram