JornalCana

Ministro lança Plano Safra 2010/11

O lançamento do Plano Safra 2010/2011 para Goiás será feito às 10h de hoje pelo ministro da Agricultura, Wagner Gonçalves Rossi, no Parque de Exposições Agropecuárias. Entre as presenças estarão o secretário da Agricultura, Leonardo Veloso, o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Luiz Humberto de Oliveira Guimarães, e representantes do segmento agropecuário.

A ação cumpre determinação do Governo Federal, que quer antecipar o Plano para maio (os dois últimos planos foram lançados no final de junho e no início de julho) e dar melhores condições de juros e seguro aos produtores.

Para este ano, o Governo deve diminuir as taxas de juros e reduzir o prêmio de seguro para quem adotar tecnologias mais sustentáveis, como o plantio direto na palha, além de avançar em políticas de incentivo a plantação de lavouras que sejam compatíveis com a atividade dos pecuaristas e a recu! peração de pastagens. Os planos para estimular o plantio e a comercialização da safra serão mais “verdes” no ciclo 2010/11.

Juros mais baixos, crédito mais amplo e atrativos adicionais para estimular boas práticas ambientais serão o eixo do novo Plano Agrícola e Pecuário. Ainda estão previstos incentivos ao financiamento de estoques de etanol, construção de armazéns nas fazendas e a “equalização” do crônico endividamento do setor rural por meio de uma ação direta do Tesouro.

No comando da missão de conciliar expansão da agropecuária e desenvolvimento ambiental, o novo ministro da Agricultura informa que adotará “metas ousadas” para programas de integração lavoura-pecuária-florestas, plantio direto na palha e produção de alimentos orgânicos, sem uso de agrotóxicos e fertilizantes industriais.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram