Mercado

Ministro japonês conhece o setor e esclarece dúvidas sobre a produção do etanol brasileiro

Durante a visita a Usina São Martinho ontem, o primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, pôde esclarecer suas principais dúvidas a respeito da produção de açúcar e álcool brasileira.

Em conversa com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e o vice-presidente da usina, Homero de Arruda Filho, Koizumi conheceu o álcool, o processo de produção de açúcar e seus diferentes tipos e tonalidades. “É possível os veículos rodarem apenas com o álcool combustível?”, perguntou o ministro japonês.

O governador explicou sobre as vantagens ambientais do álcool combustível e preços atrativos. “Além de contribuir com o meio ambiente, é um combustível muito barato”.

Também participaram da visita, o ministro Roberto Rodrigues e o secretário da Agricultura de São Paulo, Duarte Nogueira.

O ministro Rodrigues disse que o Japão pretende reduzir custos e a emissão de poluentes, mas questiona a composição do álcool. “O Brasil vai provar através de estudos que o álcool é menos poluente que os combustíveis fósseis”, diz.

Koizumi disse que o Japão tem interesse no álcool produzido da cana, mas quando questionado sobre os investimentos em usinas no Brasil, afirmou que não há nada firmado, somente espaços para estudos.

Alckmin explicou que o Japão é um grande importador de derivados de petróleo porque não tem recursos naturais e tem uma preocupação ambiental. “O Japão regulamentou o acréscimo de 3% de álcool na gasolina e isso será importante para preservar o meio ambiente, já que o álcool é uma energia limpa, verde e nós estamos trabalhando para que São Paulo, que é o grande produtor de álcool do país, possa exportar o produto para auxiliar na preservação ambiental”, enfatizou.

O governador também disse que o Brasil está dando exemplo para o mundo através da adição de 25% de álcool na gasolina.

Ericson Marino, diretor superintendente da usina São Martinho, afirmou que foi uma visita importantíssima para o setor porque mostra o interesse do Japão no álcool brasileiro. “O álcool é uma solução importante para o meio ambiente. Acho que esta visita marca o início de negócios entre Brasil e Japão”, finalizou Marino.

Banner Revistas Mobile