O ministro do Petróleo e do Gás da Índia, Hardeep Singh Puri, visitou o espaço brasileiro no pavilhão dedicado ao etanol na AutoExpo23, um dos principais salões do automóvel da Ásia, aberto ao público nesta sexta-feira (13), em Greater Noida, a cerca de 40 km de Nova Déli. É a primeira vez que o salão tem um espaço exclusivo para o biocombustível.
Puri aproveitou a visita para ressaltar a importância do etanol no processo de descarbonização do setor de transportes indiano. Ele destacou o avanço, ao longo dos últimos anos, do percentual de mistura do biocombustível na gasolina.
“Para mim, esta jornada de exploração do etanol começou há muitos anos. Em 2014, tentamos ter uma mistura de 5%, mas não tivemos sucesso. Contudo, hoje tenho o prazer de andar por essa exposição e ver que estamos com uma mistura de 12%. A hora do etanol chegou. E estamos celebrando as suas vantagens e contribuições positivas para o meio ambiente e o desenvolvimento econômico”, comentou.
LEIA MAIS > Cientistas desenvolvem processo de obtenção de material para indústria através do bagaço da cana
O ministro indiano foi recepcionado pelo diretor executivo da Unica, Eduardo Leao de Sousa, e o diretor executivo da APLA, Flavio Castellari. O espaço brasileiro é promovido pela Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia, APLA – Brazil Sugarcane Bioenergy Solution (Arranjo Produtivo Local do Álcool), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil na Índia (Embassy of Brazil in New Delhi), e ocupa 250 metros quadrados.
Em três seções, o visitante poderá interagir com elementos desenvolvidos para trazer experiências e conhecimentos sobre os benefícios do etanol para o meio ambiente, a saúde das pessoas e para melhorar a qualidade do ar nas cidades.