JornalCana

Ministro da Agricultura aguarda decisão judicial para se manifestar

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, decidiu esperar uma decisão judicial e a definição de uma posição única dentro do governo em relação aos transgênicos, antes de fazer comentários sobre o assunto. “Esse é um problema do Judiciário e a orientação do Poder Executivo é a de não interferir em questões da Justiça.” Antes de assumir o cargo no governo Lula, Rodrigues defendia abertamente os organismos geneticamente modificados e alertava que o País não deveria virar as costas para os avanços da biotecnologia.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, quer agilidade no assunto e pediu que o ministro da Casa Civil, José Dirceu, marcasse reunião entre os titulares dos ministérios que tratam de transgênicos. A reunião será na semana que vem.

Em recente entrevista a uma rádio, Rodrigues disse torcer para que a Justiça decida a questão até setembro ou outubro e que, antes de definir sua posição, o governo quer ter certeza “absoluta e cabal de que a eventual transgenia não afete a saúde humana e o meio ambiente”. Na sua opinião, são necessárias ainda análises rigorosas de mercado para identificar se os importadores estão dispostos a pagar mais ou menos pela soja não-transgênica. E pesa ainda a questão emocional de como o consumidor reagirá aos transgênicos.

Neste ano, a China, importadora de soja brasileira, cobrou do Brasil um certificado de qualidade. Queria saber se era transgênica. O governo brasileiro esclareceu que o plantio de transgênicos é proibido no País, mas poderia haver soja transgênica por causa da proximidade com países produtores de OGMs. Mas informou que a CTNBio assegurava que o produto dessas sacas importadas era inofensivo à saúde e ao meio ambiente. (O Estado de S. Paulo)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram