JornalCana

Ministro considera possível reverter decisão da China sobre soja

Mesmo após a China ter confirmado nesta quinta-feira (20 de maio) que a tolerância é zero para o percentual das cargas de soja convencional misturada à soja tratada com agroquímicos, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmou ser possível reverter a decisão.

De acordo com o ministro – que embarca nesta sexta-feira (21), para participar da missão oficial do Brasil à China – a carga de 58 mil toneladas impedida de desembarcar em território chinês no mês passado, continha 0,06% de mistura de grãos tratados com fungicida, percentual abaixo do 0,2% exigido no mercado internacional.

“Mesmo o percentual estando bem abaixo do padrão internacional, a China é compradora, o cliente é ela, o comprador é ela. O cliente tem sempre razão. Por isso, temos que conversar com eles para frexibilizar essa questão tolerância zero”, afirmou após participar de reunião com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

Segundo Rodrigues, não é aceitável que se misture semente tratada com o grão convencional. “Mesmo assim, a expectativa é que a gente consiga melhorar isso”, disse o ministro, referindo-se a missão do Ministério da Agricultura que embarcou ontem para a China com o objetivo de tratar da questão.

De acordo com informações do Ministério da Agricultura, uma outra carga de aproximadamente 119 mil toneladas de soja que estaria embarcando para a China, saindo do porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul está sendo analisada pelo governo para verificar se há ou não a presença de semente tratada com agroquímico. A carga de 58 mil toneladas proibida de entrar na China, já está retornando ao Brasil.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram