JornalCana

MINISTRO: AUTO-SUFICIÊNCIA GARANTIDA

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, afirmou ontem em São Paulo que a auto-suficiência em petróleo do Brasil está garantida para este ano, rebatendo declaração do diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, de que a meta de produção média anual de 2006 pode não ser atingida.

— Hoje nós temos uma produção superior à demanda e estamos num esforço muito grande de estabelecer um patamar crescente e diminuir as importações de óleo leve — afirmou Silas, lembrando que um dos compromissos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é manter a auto-suficiência, apesar de o setor do petróleo trabalhar com perspectivas estatísticas de natureza geológica, o que dá margem a naturais oscilações.

Estrella havia dito pela manhã, à Agência Estado, que, apesar de a Petrobras estar “fazendo todos os esforços possíveis”, seria “difícil” atingir a meta de produção média anual deste ano, de 1,9 milhão de barris diários.

O ministro de Minas e Energia assinou ontem em São Paulo contrato para o fornecimento de uma nova mistura de três combustíveis, o B30, que reúne 62% de diesel, 8% de álcool e 30% de biocombustível. Inserida no programa nacional de desenvolvimento do biocombustível, a mistura será fornecida pela BR Distribuidora e abastecerá os 1.880 ônibus da Viação Itaim Paulista, que circulam por São Paulo. Além de ganhos ambientais, a mistura poderá estabilizar os preços das passagens de ônibus.

Proporção pode variar, diz especialista

Segundo a diretora técnica Ivonice Campos, da B100, empresa que desenvolveu a tecnologia da mistura, a proporção de álcool e biocombustível pode variar e compensar eventuais diferenças nos preços.

— Conforme a sazonalidade dos preços, podemos aumentar a proporção de um ou outro, segurando o preço final do B30 — explicou Ivonice.

— O preço não aumenta, visto que nós estamos tratando de uma matriz nova, que está em franco desenvolvimento. O ponto principal é dizer que nós não temos aumento de preço em relação ao diesel mineral e temos uma significativa qualidade ambiental, melhorada graças a essa visão. Estamos vendo nascer aqui uma prática que deve se expandir para todos os centros urbanos do país — disse o ministro Silas Rondeau.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram