JornalCana

Ministro argelino prevê queda do preço do petróleo

O ministro argelino de Energia, Chakib Jelil, disse hoje, quarta-feira, que a demanda mundial de petróleo cairá no segundo trimestre do ano dos 2,5 milhões de barris diários, o que se traduzirá em uma queda dos preços do petróleo, que supera agora os 30 dólares por barril.

Jelil, que faz uma visita oficial á Espanha, assinalou que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), da qual a Argélia faz parte, não está interessada em que os preços do petróleo se mantenham altos e que seu objetivo é estabilizá-los entre os 22 e os 28 dólares por barril.

Os países membros da Opep farão uma reunião extraordinária no próximo dia 10 de fevereiro em Argel para analisar a situação do mercado petroleiro. O ministro argelino declarou que a Opep “não quer os preços muito altos porque não é do interesse dos países produtores e consumidores”.

Na sua opinião, o encarecimento do petróleo não se deve a uma falta de oferta, já que os membros da Opep “produzem muito mais do que foi acordado na última reunião”, mas a “problemas geopolíticos” e a “situações de tensão” no mercado de gás dos Estados Unidos.

Segundo Jelil, o elevado preço do gás nos EUA levou a muitas indústrias a utilizar combustível derivado do petróleo, que está mais barato, o que “acrescenta tensão ao mercado do petróleo por uma demanda adicional não prevista”. Além disso, acrescentou, o consumo está sendo muito alto nos EUA, pelas baixas temperaturas, e na China. O ministro argelino disse que o único país da Opep com capacidade ociosa é a Arábia Saudita e que esta não é muito grande. (Fonte: Agência EFE)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram