Mercado

Ministra diz que o país não sofre risco de abastecimento de energia

“Em nenhum momento a Agência está falando em risco de abastecimento no Brasil” disse a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, referindo-se ao estudo Perspectiva da Energia Mundial 2004, divulgado no dia 26 pela Agência Internacional de Energia.

O estudo traça uma tendência para o setor de energia elétrica nos próximos 26 anos no país, “o que é diferente de uma projeção”, afirmou a ministra.

Segundo a assessoria do governo, a ministra descarta o risco porque o estudo traça hipóteses para os próximos 26 anos, trabalhando com números de 2004, mas sem precisar a falta ou não de energia. “Alguém tem condição de dizer que o Brasil não cresce mais do que três por cento em 30 anos, ou que cresce menos? Para avaliar, ela alertou, ainda que o estudo não considera um possível crescimento do país, “o que é muito natural num estudo como esse. Só haverá risco de apagão depois de 2010 se o governo não exercer o seu papel de governo e se nós não tivermos um processo sistemático de licitação de novas usinas e novas linhas de transmissão”.

Banner Revistas Mobile