JornalCana

Ministério lança plano nacional de agronergia

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, lançará no dia 14 de outubro o Plano Nacional de Agroenergia. Elaborado pela Embrapa. O plano tem o objetivo incentivar a produção de biocombustíveis, derivados de oleaginosas como mamona, girassol, palma e soja, além de cana-de-açúcar e outras fontes de energia, como o biogás, resíduos agropecuários e florestais, entre outros.

A idéia é atrair a iniciativa privada para o fomento à pesquisa e, por meio do consórcio, reunir segmentos com interesse nos combustíveis alternativos, como a indústria de petróleo e automobilística.

A partir de 2008 será obrigatório o uso de 2% de biodiesel no diesel. O percentual representa quase 1 bilhão de litros de biodiesel por ano. Segundo o ministro Roberto Rodrigues, o biodiesel ganha em todo o mundo uma dimensão cada vez mais relevante. ´Alemanha e França já trabalham com volumes significativos. A Alemanha, por exemplo, produz quase 1,2 bilhão de litros´, afirmou.

Rodrigues destaca o aspecto social do uso do biodiesel e cita o exemplo da mamona no semi-árido nordestino. Mas ressaltou que a grande alternativa, no caso brasileiro, no curto prazo, será o biodiesel por meio da soja. A expectativa de ação social, a oferta de soja e o preço recorde histórico do petróleo são fatores destacados pelo ministro que devem impulsionar o biodiesel.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram