JornalCana

Ministério da Agricultura promove Seminário Nacional “Produção de Carne Bovina de Qualidade”

O Triângulo Mineiro foi escolhido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para abrir o II Seminário Nacional “Produção de Carne Bovina de Qualidade”.O evento está programado o dia 2 de julho, a partir das 13 horas, no auditório do Sindicato Rural de Uberlândia (Av. Juracy Junqueira Rezende, nº 100).

O II Seminário Nacional “Produção de Carne Bovina de Qualidade” objetiva levar mais informação sobre a produção de carne de qualidade a pequenos e médios produtores, além de reforçar os conceitos junto aos grandes projetos pecuários. No total, serão 20 workshops distribuídos por cidades importantes de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rondônia, Rio Grande do Sul, Acre e Tocantins.

A programação do II Seminário Nacional “Produção de Carne Bovina de Qualidade”, em Uberlândia, em 02 de julho, a partir das 13 horas, é a seguinte:

Transformando Dificuldades em Oportunidades – Visão do mercado interno e externo, Biosegurança, Sanidade, Rastreabilidade e Classificação de Carcaça.

Palestrante: Nelson Pineda (diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu)

Gestão do Solo, da Água e das Pastagens – Uso racional de águas, integração pecuária e agricultura e manejo racional de pastagens.

Palestrante: Adílson de Paula Almeida Aguiar (FAZU/CONSUPEC)

Integrando Genética e Nutrição no Sistema de Pastejo – Os benefícios da interação do material genético com a alimentação.

Palestrante: Dante Pazzaneze Lanna (ESALQ/USP – Piracicaba/SP)

Racionalização de Bovinos de Corte – Bases Biológicas para o Planejamento: ambiente de criação, instalações, e manejo e bem-estar animal.

Palestrante: Marcos Chiquetelle Neto (UNESP – Campus Jaboticabal/SP)

O seminário é uma promoção do MAPA e foi criado, em 2003, para levar informações sobre a moderna pecuária de corte aos produtores de pequeno e médio porte. “Os grandes pecuaristas têm acesso à informação correta. Nossa proposta é fazer eventos para esclarecimento de dúvidas e atualização de informações aos criadores que nem sempre têm a possibilidade de trocar idéias e ouvir especialistas em produção, alimentação, genética, saúde e mercado”, explica Constantino Ajimasto Jr., presidente da Associação Brasileira do Novilho Precoce, entidade coordenadora dos workshops.

“A pecuária tem apresentado resultados fantásticos, mantendo-se como a mais importante atividade produtiva do País, com negócios de R$ 55 bilhões por ano, exportação recorde e produtividade em alta. Dados do IBGE também indicam que a pecuária está presente em maior ou menor escala em 80% das cerca de 5 milhões de propriedades, compostas basicamente por pequenos e médios produtores. Nosso papel com o seminário é levar conhecimento a esses pecuaristas”, ressalta Ajimasto Jr.

Além do MAPA e da ABNP, o II Seminário Nacional de “Produção de Carne Bovina de Qualidade” tem o apoio de importantes entidades da cadeia produtiva da pecuária de corte como Serviço de Informação da Carne (SIC), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Secretarias Estaduais de Agricultura e Federações de Agricultura dos Estados de São Paulo, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Tocantins, Pará, Acre e Rondônia, além da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Associação Brasileira dos Frigoríficos (Abrafrigo), Associação Brasileira das Industrias de Suplementos Minerais (Asbram), Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e associações nacionais de raças.

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas pelos sites: www.novilhoprecocebrasil.com.br e www.meatplaneventos.com.br ou pelo fax (16)3966-2327. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3966-2327 e (16) 3911-5923 ou via e-mail: novilhoprecoce@terra.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram