JornalCana

Ministério da Agricultura prevê etanol como líder nas exportações agrícolas

O governo tem planos para que o etanol combustível ultrapasse a soja como principal fonte de receitas com exportação no setor agrícola. Baseada em declarações do ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, a informação foi publicada pelo Diário do Comércio e Indústria.

No entanto, ainda devem passar muitas safras até que o etanol roube da soja o posto principal. Serão necessários mais hectares, mais investimentos e mais popularidade nas principais bolsas mundiais de commodities.

Cana versus soja

Atualmente, a cana-de-açúcar ocupa aproximadamente seis milhões de hectares, contra 22 milhões a cargo da soja. Dadas as diferenças entre o necessário a cada uma das culturas, a meta governamental exigirá que a área de plantio da cana seja triplicada em oito anos.

Quanto ao valor obtido com as exportações, foram US$ 9,4 bilhões para a soja em 2005 e apenas US$ 697 milhões para o etanol combustível. Nova evidência do grande diferencial a ser percorrido.

Investimentos do exterior

O ministro Rodrigues afirmou que está em busca de investimentos estrangeiros diretos para melhorar a infra-estrutura do cultivo de etanol. Até o momento, apenas a França trouxe recursos. Mas a grande aposta está na China.

Devido ao déficit cada vez maior de combustível e ao objetivo de reduzir os níveis de poluição até a Olimpíada, em 2008, os chineses mostram-se como um mercado de forte potencial.

Aceitação em bolsa

Outro ponto que exige avanços é a popularização do etanol nas principais bolsas do mundo. Estudos tentam prever a aceitação de contratos futuros do combustível em ambientes como a Chicago Board of Trade e a BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros).

Contudo, ainda existem incertezas consideráveis quanto às garantias de entrega nos contratos de longo prazo. Afinal, há carências de suprimento mesmo para o mercado interno brasileiro, e mesmo para o curto prazo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram