JornalCana

Minc afirma que “Amazônia não é lugar para etanol”

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou nesta terça-feira que a Amazônia não é adequada para o cultivo do biocombustível. “Achamos que a Amazônia não é lugar para etanol. Nem é adequado, porque está longe dos grandes centros, nem o solo é adequado”, disse ele.

Minc voltou a falar no chamado ZEE (Zoneamento Econômico e Ecológico), para definir a ocupação das áreas da região. “Com o apoio do Ministério, dois Estados já concluíram: Acre e Rondônia. E três vão concluir agora: Maranhão, Mato Grosso e Pará”, disse o ministro, durante passagem pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

O ministro disse que o ZEE deve ser concluído até 2009 e que será um “bom canal de negociação com agronegócio que quer regras claras e definidas. O que pode, onde pode e como pode”.

Em sua defesa dos biocombustíveis, as as autoridades brasileiras têm insistido em rebater as preocupações dos críticos sobre o desmatamento da Amazônia em razão das plantações intensivas para a produção do etanol. Na sexta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, assegurou que a produção deste biocombustível no Brasil é feita fora das regiões de floresta tropical, durante um encontro internacional na Eslovênia.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram