JornalCana

Minas pode passar Paraná em cana

O governo de Minas assinou ontem o protocolo de intenções com o Grupo Queiroz e Queiroz, da cidade de Frutal para instalação de uma usina de açúcar e álcool naquele município do Triângulo Mineiro, com investimento de R$ 167 milhões e início de operação em 2009. Serão produzidos 95 milhões de litros de álcool, já no primeiro ano. Com esse empreendimento, o estado conta atualmente com 39 projetos em implantação ou expansão de usinas, decididos nos últimos três anos. Os investimentos totalizam US$ 2,85 bilhões, que serão aplicados até 2012.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Brumer, em decorrência desses investimentos, Minas Gerais alcançará, já na próxima safra, a segunda posição de maior produtor de açúcar e álcool do País, desbancando o estado do Paraná. A produção mineira chegará então a 1,9 milhão de toneladas de açúcar e a 1,2 milhão de metros cúbicos de álcool.

Oferta de empregos

Na solenidade de ontem, a empresa Queiroz e Queiroz foi representada pelo seu presidente, Adalberto Queiroz. O empresário informou que até então se dedicava à agropecuária e que está migrando para a produção de álcool com apoio tecnológico do Grupo Pitangueiras, sediado em São Paulo. O plantio de cana começará assim que forem superadas todas etapas burocráticas, que inclui o licenciamento ambiental. O empreendimento deverá gerar 1300 empregos no município de Frutal, onde a usina será instalada.

Segundo o secretário Wilson Brumer, na safra agora andamento, operaram em Minas 24 unidades, sendo 12 produtoras de açúcar e álcool, 10 exclusivamente de álcool e duas que só produziram açúcar. O resultado final foi de 1,74 milhão de toneladas de açúcar e 966 mil metros cúbicos de álcool. A produção concentrou-se basicamente no Triângulo Mineiro que hoje é responsável por 80% do açúcar e 61% do álcool produzidos no estado.

Essa enorme concentração numa única área do estado preocupa o governo, segundo o secretário Brumer. Ele informou que dentro de três semanas o estado deverá liberar um plano diretor no qual os investidores serão informados de outras regiões com aptidão para esse tipo de atividade agro-industrial. Serão oferecidas vantagens especiais em financiamentos.

“A decisão soberana, porém, será do investidor”, esclareceu. Brumer informou ainda que a produção mineira de açúcar cresceu 300% e a de álcool 131% nos últimos 10 anos. E que as exportações mineiras de açúcar cresceram quase 20% somente no último ano.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram