JornalCana

Minas Gerais processa 52% da cana para a produção de álcool

Do total de cana moída no Estado de Minas Gerais, até 15 de novembro, 52% foram direcionados para a produção de álcool e 48% para a produção de açúcar. Isto é o que revela levantamento realizado pelo Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais (Siamig/Sindaçúcar-MG). Até a data da apuração dos dados, o Estado já havia processado 27,2 milhões de toneladas de cana, o que representa 95% da previsão de 28,8 milhões para a safra deste ano. No ciclo anterior, o total ficou em 24,5 milhões de toneladas.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação do Siamig/Sindaçúcar-MG, a produção de álcool já totalizou 1,2 bilhão de litros, alta de 30,5% em relação aos 921 milhões de litros da safra passada durante o mesmo período. Esse volume equivale a 96% da previsão de 1,247 bilhão de litros. A produção de açúcar está em 1,8 milhão de toneladas, alta de 5,8% sobre os 1,7 milhão da safra passada, o que representa 95% da previsão de 1,9 milhão de toneladas para este ano.

Com uma alíquota de ICMS de 25% sobre o álcool combustível em Minas Gerais, o consumo do produto de janeiro a setembro de 2006 registrou uma queda de 11% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o presidente do Siamig/Sindaçúcar-MG, Luiz Custódio Cotta Martins, as empresas estão direcionando a produção para a exportação ou outras regiões. Do total de álcool produzido até 15 de novembro, as exportações alcançaram 225 milhões de litros, sendo 123 milhões de anidro e 102 milhões de hidratado. Esses números representam uma alta de 73,7% em comparação aos 130 milhões exportados na safra passada. O total exportado equivale a 18,7% da produção atual de etanol.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram