JornalCana

Minas Gerais deve moer 60 milhões de toneladas de cana

img8605

Nesta terça-feira, 1º de outubro, a Siamig – Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais divulgou sua revisão de safra no estado. De acordo com a entidade, a moagem de cana em Minas Gerais deve chegar a 60 milhões de toneladas, três milhões a mais do que a previsão inicial feita no início de maio. Se esse número se confirmar, será registrado um crescimento de 16% frente a safra passada, quando foram processadas 51,7 milhões de toneladas.

De acordo com o economista e secretário executivo da entidade, Mário Campos, os fatores para o aumento da produtividade agrícola são o clima adequado, a renovação do canavial, além do aumento de área plantada, ocorrido, principalmente, nas empresas que implantaram usinas nos últimos anos.

De acordo com um levantamento do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, até agosto, a produtividade dos canaviais em Minas Gerais alcançou 88 toneladas por hectare, cerca de 13% de crescimento sobre as 78 toneladas verificadas no mesmo período no ano passado.

Apesar dos bons índices de produtividade, Campos ressalta que o setor vive um dos piores momentos financeiros de sua história. O governo federal permanece com sua política de segurar os preços da gasolina, o que deixou o etanol sem competitividade por quase três anos. Apenas no Estado, seis unidades produtoras foram fechadas, tendo um forte impacto econômico nos municípios onde estavam localizadas.

Na atual previsão para MG permanece evidente que a safra será mais alcooleira que a passada, com o percentual de 44,5% da cana destinada para açúcar e 55,5% para etanol. A previsão inicial feita em maio era de um percentual de 48% para açúcar e 52% para etanol.

Sobre os níveis de ATR, o valor se mostra menor em 2,9% do que a previsão inicial, ficando na casa dos 134 kg/t. “Quando chove a tendência é ampliar a produtividade canavial, mas reduzir o teor de açúcar da cana” explica Mário Campos.

Até o dia 16 de setembro, já foram moídas no estado 42,3 milhões de toneladas, um crescimento de 20% sobre a safra passada. A produção de açúcar alcançou 2,28 milhões de toneladas, valor 2,4% acima da safra 2012/13. Já a produção de etanol totalizou 1,82 bilhão de litro, 40% de crescimento sobre a produção da ultima safra.

img8604

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram