JornalCana

Minas Gerais assume 2º lugar no ranking de moagem de cana

Minas Gerais alcançou a segunda posição no ranking nacional de produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol na safra 2009/10. De acordo com o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais (Siamig/Sindaçúcar-MG), até a primeira quinzena de fevereiro, a moagem foi de 50,24 milhões de toneladas, 18,7% superior as 42,31 milhões da safra 2008/09.

A produção de açúcar está em 2,68 milhões de toneladas, alta de 21,4% frente aos 2,21 milhões de toneladas do ano anterior. A produção de etanol está em 2,24 bilhões de litros, aumento de 3,9% frente aos 2,16 bilhões de litros da safra passada.

Segundo a assessoria econômica do Siamig/Sindaçúcar-MG, quatro usinas ainda estão moendo, sendo duas no Sul de Minas e duas no Mucuri, o que pode elevar ainda mais os números apurados até o momento.

O estado vem subindo no ranking nacional de produção desde a safra 2008/09, quando passou do quarto lugar na produção de açúcar para terceiro, ultrapassando o estado de Alagoas. MG também passou da terceira para a segunda posição na produção de etanol, ultrapassando o Paraná.

Minas Gerais foi favorecido pelo início das operações de cinco novas unidades no Estado – Cerradão, Vale do São Simão, Vale do Paracatu Agroenergia, Total e Cabrera Energética. Para 2010 outras três usinas – Bionergética Vale do Paracatu, Bioenergética Aroeira e Usina Vale do Tijuco – deverão começar a moer.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram