JornalCana

MG registra recorde nas exportações de açúcar

As exportações mineiras de açúcar aumentaram 15,9%, nos primeiros oito meses de 2011, e atingiram US$ 688,5 milhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

A Subsecretaria do Agronegócio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), confirma que o volume é o maior já registrado para o período.

De acordo com a assessora técnica Márcia Aparecida de Paiva Silva, da superintendência de política e economia agrícola da secretaria, o volume exportado manteve-se estável por volta de 1,3 milhão de toneladas. “O crescimento da receita de exportação, aliado à estabilidade do volume embarcado, evidencia o aquecimento do valor médio do açúcar embarcado, que chegou ao maior montante comparativamente aos primeiros oito meses desde 2001”.

Márcia Silva explica que o aquecimento das cotações de açúcar é verificado também no mercado interno, conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP. “Na comparação entre os primeiros oito meses de 2010 e 2011, os preços pagos ao produtor de açúcar (desconsiderando o efeito da inflação no período), aumentaram 19,4% e atingiram a média de R$ 66,69, a saca de 50 Kg. Comparando o mês de agosto com julho de 2011 foi registrado incremento de 6,5%”, informa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram