JornalCana

MG deverá produzir 68 mi de toneladas de cana na safra 2022/23 estima SIAMIG

Volume supera em 6% a moagem da temporada passada

Evento reuniu cerca 700 pessoas para um balanço sobre a safra passada e estimativas para a atual (Foto: Gil Leonardi Imprensa MG)

A produção de cana-de-açúcar em Minas Gerais, na safra 2022/23, será de aproximadamente 68 milhões de toneladas, volume que supera em 6% o registrado na safra passada, que foi impactada de forma negativa pelo clima e somou 64 milhões de toneladas.

Os números foram divulgados, na última sexta-feira (29 de abril), durante a cerimônia de Abertura da Safra Mineira de Cana-de-açúcar 2022/23 – Transformando o futuro através da nossa energia. O evento aconteceu na Fazenda Santa Vitória, na Usina CMAA (Unidade Vale do Tijuco), em Uberaba – MG.

LEIA MAIS > Valor do etanol anidro subiu em média 15% em abril

Em Minas, no mesmo período, a produção de etanol total será de 2,95 bilhões de litros, aumento de 5%. Entre os biocombustíveis, a maior produção será do etanol hidratado, 1,7 bilhão de litros, o que representa uma alta de 10% sobre a safra passada. A produção de etanol anidro ficará 2% inferior, somando 1,2 bilhão de litros.

No ano, é esperada uma produção de 4,3 milhões de toneladas de açúcar, aumento de 5%.

O presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG), Mário Campos, explica que na safra atual haverá uma recuperação de 4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar frente à safra anterior, que foi bem menor pela seca registrada no Estado.

“O ano passado foi muito difícil para o setor, que enfrentou a maior seca do Estado. Após uma safra recorde de 70 milhões de toneladas de cana-de-açúcar em 2020, moemos apenas 64 milhões em 2021. Agora, o setor inicia a safra com a projeção de 68 milhões de toneladas de cana, uma recuperação de 4 milhões de toneladas”, disse Campos.

LEIA MAIS > Transformação digital, mais um desafio para a indústria da cana
Mário Campos: MG terá uma recuperação de 4 milhões de toneladas de cana (Foto: SIAMIG)

Em relação à produção, Campos explicou que este ano haverá uma recuperação do volume de etanol hidratado. Com isso, a tendência é de maior oferta do produto no mercado e preços mais competitivos que os da gasolina.

“A safra está atrasada, mas, em maio, irá engrenar e vamos ter uma oferta maior do etanol hidratado no mercado. Com isso, esperamos que haja recuperação da competitividade frente à gasolina. Nos últimos seis dias, já registramos queda nos valores. Ainda há estoques a preços mais altos, mas a queda chegará ao consumidor em breve”.

Campos destacou ainda a importância do setor sucroenergético na produção de energia limpa. “Lançamos a safra com o tema ‘Transformando o futuro através da nossa energia’. Em nossos parques de bioenergia, fabricamos produtos essenciais, que transformam vidas, geram empregos. O mundo está em franca transformação e a transição energética para baixo carbono está na agenda do mundo. O Brasil e Minas Gerais são ricos e têm opções.  Precisamos valorizar isso. Minas tem como meta, até 2050, ter a neutralidade climática, um desafio enorme. Nosso setor contribui para isso. Somos sustentáveis, produzimos cana, biocombustíveis e energia limpa”, destacou.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que participou do evento, falou sobre a importância do setor agropecuário do Estado.

LEIA MAIS > Evento de abertura de safra da Caninha 51 foca na maximização de suas operações
Moagem de cana em Minas representa 11,4% do que é produzido no país (Foto: Gil Leonardi Imprensa MG)

“O agronegócio em Minas Gerais tem sido o setor que mais cresce, gerando empregos, e tem tido todo o apoio do nosso governo. Estamos, hoje, junto a um setor que lida com grandes empresas, mas é importante lembrar que Minas tem mais de 600 mil propriedades rurais e a maioria é de micro e pequenas empresas. E nosso apoio é a todos”, afirmou.

Após dois anos de interrupção dos eventos presenciais por conta da covid-19, a Abertura de Safra Mineira de Cana-de-açúcar 2022/2023, realizada pela CMMA e SIAMIG, teve como objetivo mostrar como a bioenergia move o país, impulsionando a economia com sustentabilidade. O evento também reuniu cerca 700 pessoas entre empresários, executivos, produtores e lideranças políticas da região para um balanço sobre a safra 2021/22 e estimativas para 2022/23.

CMAA

Terceiro maior grupo do setor sucroenergético de Minas Gerais, a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), que sediou o evento de abertura da safra mineira, inicia a safra 2022/23 com uma projeção de moagem em torno de 9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. O volume resultará em uma produção de 630 mil toneladas de açúcar, 330 milhões de litros de etanol e quase 400 mil MW/h de energia.

A produção desta safra deve gerar uma receita líquida superior a R$ 2 bilhões e ser responsável por mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.

Força do setor em Minas

Minas Gerais conta com 34 usinas em atividade (Foto: Gil Leonardi Imprensa MG)

Minas Gerais conta com 34 usinas em atividade e 130 municípios produtores de cana, gerando cerca de 167 mil empregos. No ranking nacional, o estado aparece como o segundo em produção de açúcar, terceiro em cana e quarto em etanol, biocombustível derivado da cana.

A nível nacional, a produção de cana em Minas representa 11,4% do que é produzido no país. O estado também se destaca na geração e comercialização de bioeletricidade. Ao todo, são 23 usinas de bioeletricidade instaladas em solo mineiro, produzindo 3,196 milhões de MWh de energia que atendem 1,18 milhão de pessoas.

Triângulo Mineiro

A região do Triângulo é a que mais se destaca na produção de cana no estado. De acordo com o IBGE, em 2020, a produção local alcançou 52,5 milhões de toneladas, o que representou 67% da produção mineira. Considerando a produção de etanol e cana, Minas arrecadou R$ 3,8 bilhões por meio do setor, entre os anos de 2018 e o primeiro trimestre de 2022.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram