JornalCana

México quer experiência do Brasil em etanol

O presidente do México, Felipe Calderón, convidou a União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica) para coordenar uma missão a seu país composta por empresários e técnicos brasileiros. O objetivo é avaliar formas de cooperação para intensificar a produção mexicana de etanol, com o possível envolvimento de empresários brasileiros do setor. A data da missão não foi definida, embora Calderón tenha expressado que deseja acelerar o entendimento.

“O México deverá caminhar rapidamente para uma mistura de até 10% de etanol na gasolina. A experiência brasileira poderá contribuir para esse processo”, afirmou o presidente mexicano a um grupo de executivos e representantes do setor sucroenergético. Ele manifestou ainda interesse em ampliar a exportação de etanol mexicano para os Estados Unidos, o que poderia ser feito sem a imposição de tarifas de importação pelos americanos devido à participação d! os dois países no Nafta, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte, que também inclui o Canadá.

Para o presidente da Unica, Marcos Jank, o Brasil já possui grande experiência na produção de etanol e pode compartilhar, transferir ou mesmo adaptar este conhecimento às necessidades de outros países da América Latina. “Sabemos que o continente tem vantagens comparativas e competitivas na produção do etanol. A missão técnica entre Brasil e México pode representar um esforço conjunto de cooperação, para aumentar a segurança energética do hemisfério”, avaliou.

“O presidente Calderón demonstrou grande interesse em entender melhor os fatores de produção da cana de açúcar, as relações comerciais entre produtores e indústria, bem como as políticas públicas do nosso programa de etanol”, ressaltou o diretor executivo da Unica, Eduardo Leão de Sousa, reforçando o interesse da delegação mexicana em conhecer detalhes sobre a produção brasileira de etanol que poderiam ser adotados! para expandir a produção no México.

A ministra de Energia do México confirmou que até 2011 o governo vai estabelecer um programa de adoção da mistura de 2% de etanol à gasolina (E2) na província de Guadalajara.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram