JornalCana

México estima produção de 6 milhões de toneladas de açúcar na safra 2015/16

No México, estima-se para a temporada 2015-2016 uma produção de 6 milhões de toneladas de açúcar.

A área plantada é de cerca de 800 mil hectares, de acordo com a Federação Nacional de cana-de-açúcar. Houve um ligeiro aumento em relação ao ano anterior, quando foram produzidas 5,9 milhões de toneladas do adoçante.

De acordo com projeções da Organização Internacional do Açúcar (ISO, sigla em inglês), o México será o sexto maior produtor e exportador de açúcar do mundo no ciclo de 2015/16.

Com o aumento do dólar, o custo da produção para a safra de 2016/17 poderia aumentar cerca de 9%, devido à compra de vários materiais necessários, disse a Confederação Nacional de cana.

Acordo TransPacífico

O país vai assinar, em fevereiro, o Acordo de Parceria TransPacífico (TPP), que planeja abrir suas fronteiras para a importação de açúcar proveniente de países altamente competitivos, como a Austrália, o que tem causado polêmica na indústria.

Para os produtores de açúcar mexicanos, o TPP pode ser um duro golpe para a indústria nacional de açúcar. O presidente da Associação de Produtores Locais de Cana de CNPR, Pedro Alvarez Ocampo, questionou a vulnerabilidade do país ao assinar o acordo, e disse: “não há necessidade de trazer o açúcar da Austrália quando o México que é auto-suficiente e até mesmo tem excedentes para vender no exterior”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram