JornalCana

Método simples e econômico para desdobrar a celulose é chave para o etanol de 2ª geração

A procura por novas matérias-primas e combustíveis não fósseis se acentua a cada dia. Pesquisadores, biólogos, engenheiros, em diversos pontos do planeta, estão debruçados em suas bancadas avaliando tecnologias que permitam encontrar sucedâneos que possam substituir os combustíveis líquidos derivados do petróleo nos quais estão baseados todos os sistemas de transporte e locomoção do mundo atual.

Com o objetivo de avaliar o potencial das matérias-primas para produção de etanol de segunda geração, a Embrapa Agroenergia, localizada em Brasília-DF, está realizando testes com diversas metodologias já descritas no Brasil e no exterior.

As análises das biomassas, que são oriundas de um projeto da Empresa para identificar matérias-primas adequadas para a produção do biocombustível, são realizadas nos laboratórios da Embrapa Hortaliças e da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, ambas no Distrito Federal.

“Estamos implementando algumas metodologias para quantificação de açúcares provenientes de biomassas como a cana-de-açúcar, sorgo sacarino, capim elefante, taxi branco e eucalipto, que são de interesse para a produção de etanol”, diz a pesquisadora da Embrapa Agroenergia, Dasciana Rodrigues.

“O desdobramento da celulose em glicose é fundamental para que os microrganismos consigam consumir o açúcar e assim produzir o etanol. A quebra das cadeias celulósicas é feita pela ação de enzimas, ou por combinação entre métodos físicos, químicos e enzimáticos”, explica uma das responsáveis por este trabalho, Cristina Machado, pesquisadora da Embrapa Agroenergia, que acrescenta, “a produção de etanol de segunda geração é de grande importância para o Brasil, pois além de ampliar a oferta do combustível, possibilita produzi-lo durante todo o ano e também em regiões onde não se planta cana-de-açúcar”.

Confira matéria completa na edição 211 do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram