JornalCana

Método para definir preço da gasolina é ´estritamente interno´, diz Petrobras

A Petrobras disse que a metodologia da empresa para definir os preços dos combustíveis “é estritamente interna”, segundo comunicado desta sexta-feira (17), à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O texto foi uma resposta da empresa a questionamento da CVM em relação à existência de um acordo entre o governo e a estatal para reajuste dos combustíveis entre 4% e 8% em junho próximo, relatada pelo jornal Folha de S. Paulo na última quarta-feira (16).

Segundo a reportagem do jornal, o calendário de reajuste, que não foi divulgado pela Petrobras, faz parte dos pontos do mecanismo aprovado em dezembro passado pelo conselho de administração da empresa, que é presidido pelo Ministério da Fazenda. Esse mecanismo não foi detalhado pela estatal, diferente do que o mercado esperava.

“Por razões comerciais os parâmetros da metodologia de precificação do diesel e da gasolina são estritamente internos à companhia”, diz a nota desta sexta. A empresa afirma ainda que “procura não comentar sobre rumores e especulações”.

Ações subiram

Com o rumor de aumento, as ações da Petrobras fecharam naquele dia em alta de mais de 2% na Bovespa. No mesmo dia, após o fechamento do pregão, o Ministério de Minas e Energia e a Petrobras emitiram notas negando a existência do acordo.

A empresa disse que “não existe decisão para o aumento dos preços de gasolina e diesel”. O ministério afirmou que o tema não foi tratado pelo governo e “é privativo da Petrobras”. E ainda que pediria à CVM para investigar o episódio, em virtude do reflexo na alta da estatal na bolsa.

Na quinta (17), porém, as ações da Petrobras caíram e anularam os ganhos.

Nova política de reajuste não foi divulgada

A última alta no preço dos combustíveis foi anunciada pela Petrobras em novembro passado. Os preços da gasolina e do diesel foram reajustados nas refinarias em 4% e 8%, respectivamente.

Na ocasião, a estatal informou que aprovou uma nova política de preços a ser implementada pela empresa. Mas não divulgou os parâmetros da nova metodologia de reajuste, ao contrário do que esperava o mercado. A Petrobras informou à época que o objetivo é “alcançar, em prazo compatível, a convergência dos preços no Brasil com as referências internacionais”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram