Mercado

Metade do álcool de SP foi sonegada ou adulterada

Metade do álcool comercializado nos postos de São Paulo sofreu algum tipo de adulteração ou sonegação, segundo estimativa do Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes).

Para a ANP (Agência Nacional do Petróleo), dados até setembro de 2005 mostravam que São Paulo acumulava cerca de 30% das autuações por irregularidades em postos de todo o país.

No entanto o Sindicom aponta que o Estado respondeu de forma rápida à intensificação da fiscalização contra fraudadores. O sindicato registrou aumento de 54% nas vendas de álcool em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado.

No primeiro mês do ano, foram comercializados 88,8 milhões de litros de álcool hidratado, contra 57,7 milhões em janeiro de 2005. Para o sindicato, o aumento das vendas tem relação direta com a legalização do mercado de álcool.

Em janeiro, a ANP determinou a introdução de um corante laranja no álcool anidro (misturado à gasolina) e intensificou a fiscalização nos postos como forma de coibir fraudes.

O corante tem por objetivo inibir a comercialização do “álcool molhado”, modalidade de fraude que consiste na adição, pelas distribuidoras, de água acima do índice permitido.

Banner Revistas Mobile