JornalCana

Metade da safra de cana já foi colhida no Centro-Sul

Metade da safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul do país, ou 160 milhões de toneladas de um total estimado em 320 milhões de toneladas no ciclo 2004/05, já foi colhida, de acordo com Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo.

O clima mais seco está beneficiando os trabalhos nos canaviais, afirma Padua. Mesmo com o ritmo mais ágil, a atual colheita ainda está um pouco mais lenta na comparação com o ciclo anterior.

As chuvas do início da safra, a partir de maio, prejudicaram o andamento da moagem, sobretudo no Estado de São Paulo, maior produtor do país, e do Paraná, segundo Estado maior produtor de álcool.

A expectativa é de que o ritmo desta atual colheita se iguale ao da safra passada no final de setembro, segundo Padua. No ano passado, a colheita teve início com 30 dias de antecedência por conta de um acordo fechado entre os usineiros do Centro-Sul e o governo federal para garantir o abastecimento de álcool no país.

No Nordeste, o clima também está colaborando com o início da colheita de cana na região. Paraíba e Pernambuco já estão em fase de colheita de cana, segundo Antonio Celso Cavalcanti, presidente da Feplana (Federação dos Plantadores de Cana do Brasil).

Segundo maior Estado produtor de cana do Nordeste, atrás de Alagoas,

Pernambuco deverá colher até 19 milhões de toneladas. A produção na Paraíba pode atingir até 4,5 milhões de toneladas de cana na safra 2004/05.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram