JornalCana

Mesmo com período de seca, Nordeste brasileiro deve processar mais cana-de-açúcar na safra 2016/17

João Paulo Botelho, da INTL FC Stone
João Paulo Botelho, da INTL FC Stone

Representando tímido avanço de 1,4% em relação ao ciclo anterior, devem ser processados 50,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra atual do Norte-Nordeste brasileiro, de acordo com relatório da consultoria INTL FCStone.

Nos principais estados produtores do Nordeste, a precipitação nos canaviais entre maior e setembro ficou em apenas 416 mm entre maio e setembro, uma redução de 43,6% em comparação com o ano passado. “Este período seco prejudicou significativamente o desenvolvimento dos canaviais e, com isso, a recuperação da produtividade agrícola”, destaca o grupo, em relatório.

 

 

 

“Apesar destes últimos meses de baixa precipitação, a maioria das usinas acredita que a melhoria nos tratos agrícolas e que as chuvas nos primeiros meses do ano serão suficientes para manter ou incrementar marginalmente a disponibilidade de cana”, pondera o analista de mercado da INTL FCStone, João Paulo Botelho.

Esse clima seco durante a colheita colaborou para que o Açúcar Total Recuperável (ATR) médio sofresse aumento, já que essa condição tende a concentrar mais os açúcares da cana. Para a média do Norte-Nordeste, são projetados 131,9 Kg/t, 4,8% acima da safra passada.

2003-02-04 Cana Nordeste Encostas (3)
Foto: JornalCana

Para 2016/17, o mix açucareiro estimado é de 52%, o que levaria a produção do adoçante para 3,3 milhões de toneladas, 24,7% acima de 2015/16.

Leia mais: Qual a estratégia da Biosev para suas usinas no Nordeste? Executivo responde

Quanto ao etanol, as usinas devem continuar direcionando a maior parte da matéria-prima para o anidro, uma vez que a demanda por hidratado na região caiu fortemente com a piora na paridade nas bombas. “Projetamos a produção do aditivo em 1,15 bilhão de litros, 12,4% acima da safra 2015/16, já o volume total de hidratado deve cair em 30,5%, para 696 milhões de litros”, explica Botelho.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram