Mercado

Mesmo com menor produção, preço do etanol mantém queda

Apesar de uma produção menor neste início da safra, o preço do etanol hidratado (usado como combustível) registrou queda pela terceira semana consecutiva no principal Estado produtor do Brasil (São Paulo). A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

O Indicador semanal Cepea/Esalq do hidratado caiu para R$ 1,1089 por litro (na usina sem impostos) na sexta-feira, recuo de 3,03% ante a semana anterior.”Usinas vêm ofertando o combustível para gerar receita, mas o interesse de compra das distribuidoras tem sido pequeno devido à relação de preços com a gasolina C”, afirmou o Cepea.

O etanol hidratado enfrenta concorrência da gasolina, já que os veículos flex podem abastecer com os dois combustíveis, e a Petrobras tem segurado os preços do combustível fóssil.Já os preços do anidro, misturado à gasolina, apresentaram alta na última semana de 1,59% ante a sexta-feira do período anterior, para 1,3413 real/litro.

No acumulado da safra até 15 de maio, a produção de etanol (anidro e hidratado) diminuiu 39,28%, alcançando 1,32 bilhão de litros. Na safra anterior, foram verificados 2,17 bilhões de litros, segundo a Unica, entidade que reúne a indústria do centro-sul.A ocorrência de chuvas na região centro-sul neste início de safra tem atrasado o início das atividades em algumas usinas e limitado o ritmo de moagem em outras.

Banner Revistas Mobile