JornalCana

Mercotubos inicia venda de produtos para o etanol

A Mercotubos, empresa que comercializa tubos de aço produzidos pela V&M do Brasil, iniciou, em larga escala, as vendas de tubo de aço sem costura voltado principalmente para a indústria sucroalcooleira.

De acordo com o diretor Comercial da Mercotubos, Luiz Fernando Rossini Pugliese, o produto foi lançado discretamente no mercado, no início do ano, como teste, e teve sucesso.

No primeiro trimestre do ano, cerca de 300 (30%) das mil toneladas em estoque já foram comercializadas.

Para acompanhar a demanda, disse ele, a empresa pretende, nos próximos 18 meses, duplicar seu estoque, para 2 mil toneladas.

O aquecimento da demanda interna fez com que a Mercotubos decidisse não exportar o novo modelo.

De acordo com o executivo, a empresa está totalmente focada no mercado brasileiro e está sendo muito cuidadosa no gerenciamento dos estoques, para evitar encarecer o produto.

preço elevado.

O alto preço das commodities metálicas é preocupação em todas as empresas que trabalham com aço e, para evitar uma alta nos preços de seus produtos, a Mercotubos, segundo Pugliese, passou a regular seus estoques para que os aumentos sejam repassados aos clientes de maneira lenta e gradual.

“Esse ano será muito turbulento para nosso setor por conta da alta das commodities.

Estamos tomando medidas para evitar um aumento acentuado de nossos preços”, disse Pugliese, para quem a boa relação custo-benefício do tubo, é o seu diferencial – que é mais caro, mas tem maior durabilidade.

Outra vantagem apontada pelo executivo é que com o novo tubo não há a necessidade, por parte das usinas de álcool e açúcar, de parar os equipamentos uma vez a cada período, para manutenção e substituições.

“O tubo agüenta dois períodos sem precisar ser trocado”, assegurou.

Por ter maior capacidade de condução de calor, o tubo auxilia no processo de evaporação do caldo da cana para a produção de etanol.

Além das usinas de álcool e açúcar, o tubo também pode ser utilizado em equipamentos onde o aço carbono comum é facilmente oxidado e em trabalhos sob pressão que exigem maior resistência à corrosão.

oportunidade.

Ainda de acordo com ele, o crescimento do setor sucroalccoleiro, motivado pelo boom do etanol, tem beneficiado a Mercotubos, que enxergou na oportunidade uma forma de aumentar suas vendas ao mercado.

A construção de mais usinas possibilitou vendas fortes ao longo de todo ano e não somente na entressafra, quando as indústrias param para manutenção e investem em novos equipamentos.

“Creditamos parte do sucesso de vendas às usinas ainda em construção, que têm comprado tubos de aço fora do período sazonal.

Por conta disso, esperamos vender durante os 12 meses deste ano”, completou.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram